27 de agosto de 2017

LOOK DE TRABALHO, COMO ESCOLHER?

Firma nova, emprego novo, pessoas novas, ambiente novo, alias, tudo é novo. Só tem uma coisa que não é nova nisso, sua dúvida do que usar no ambiente de trabalho. Como já dizia Noel Rosa, com que roupa eu vou?!


cena de O diabo veste prada - 2006

A foto diz muito sobre o que vamos abordar nesse post migs. Essa é a Andrea de O Diabo Veste Prada, quem lembra desse clássico onde Meryl Streep atua brilhantemente ao lado de Anne Hathaway?!. Andrea é aquela aspirante a jornalista, recém formada que desdenhava e muito do mundo fashion, até que começou a trabalhar na Runway, uma revista de moda super conceituada. 


Ao receber esse olhar de reprovação da querida Miranda, nossa amada Meryl Streep, Andrea contou com a ajuda de Nigel, o diretor de arte que empresta umas roupinhas mara pra ela e assim ela passa a se adaptar ao estilo da empresa e a se vestir conforme o dress deles. 

Mas o questionamento que deu luz a esse post apareceu depois que uma amiga viu uma foto do meu look de trabalho com calça jeans cor branca, blusa de manga e sapatilha e daí veio a pergunta, "Camis, Look para ambiente de trabalho, jeans pode? sapatilha pode?", a resposta é: depende. Depende dos mil fatores, como: tipo do trabalho, do seu cargo, do ambiente, de onde a empresa fica alocada, se você lidar com públicos-personas-clientes, se a empresa tem um estilo total vibes, informal, formal ou mega formal. E tudo isso precisa ser analisado e essa analise você pode fazer na hora da entrevista, por exemplo. 

  • Se analisar o ambiente da empresa ainda é difícil pra você. Vale a pena perguntar o recrutador sobre o estilo da empresa, se é obrigatório ou desejável usar salto 15 sempre ou se você pode apostar nos mais baixos. Se terninho é diário ou algo esporádico para dicas de reuniões, por exemplo. Uma boa comunicação sempre resolve.

Pra começar, tem umas diquinhas infalíveis pra te ajudar de primeira:

- nada de roupa amassada, pode parecer ultrapassado eu mesma não gosto de usar algumas roupas passadas, porque acho o amassado bem cool, mas isso conta muito na sua imagem. Passar a roupa ainda traz um quê de 'eu me importo com a imagem';

- aposte em peças com tecidos mais encorpados. blusas, calças em alfaiataria, coletes, peças com tecidos nobres e mais trabalhados, dá uma carinha mais séria pro look;

- vale apostar em blazers (independente do ambiente, ele sempre cai bem); blazer é diferente de terninho, que é o conjunto completo de blazer + calça em casos femininos e, blazer + colete + calça em casos masculinos. Ainda há empresas que optam por essa vestimenta completa.

- nada de fendas muito profundas [principalmente na parte de trás de saias, já cansei de ver mulheres que usam saias com aquelas fendas pagando bumbum no Centro do Rio];

- brilho, decote profundo, transparência, pagar barriguinha, cofrinho, costas nua, [é sempre uma boa evitar];

- tenha cuidado com o comprimento das peças. A blusa pode dá 'palinha' de barriga ao levantar os braços e a saia ou o vestido pode diminuir ao sentar 😉

Ok Camis, você me disse itens a se evitar ou a adquirir, mas eu quero ideias de looks em si, como faz? Bem, cola aqui que a gente vai te mostrar uns looks bem bacanas, que fogem um pouco do convencional sem perder a credibilidade, elegância e conforto.

Mas ó, você pode pensar em tudo o que eu disse ali em cima sobre analisar a empresa num todo, mas dependendo da área que você for atuar, seu estilo de vestimenta pode ser bem diferente da galera do marketing, rh, TI e recepção por exemplo. 


Vamos analisar o look acima: Ele tá bem cool, não?! Um look moderno, em único tom, o preto. Com blazer e calça em alfaiataria. Vale apostar em um desses? Sim, dependendo do seu ambiente de trabalho vale. Mas se ainda o local pedir um salto e uma camisa, vale substituir de boas. 

E para te inspirar ainda mais, separei uns lookitos mara da Ana Soares - HVAOFF para mostrar pra vocês looks mais versáteis para ambientes informais e formais com um quê de elegância e criatividade. 

  •  Uma peça que funciona e muito em ambiente de trabalho são os vestidos com cortes mais retos, minimalistas e com cores sóbrias. Mas os macacões fazem o maior sucesso também. É a junção perfeita da parte de cima com a parte debaixo, uma peça democrática e que na maioria das vezes combina com qualquer tipo de terceira peça. ♥

  • Você não abre mão de um bom jeans? Tudo bem, mas porque não dá uma cara mais formal a ele? Os tons mais escuros com blazer dão essa cara mais séria ao lookito de trabalho. E as flares? Elas têm um poder absurdo de transformar qualquer look. Reparem na diferença que uma terceira peça traz, independente do salto, chega a ser transformador o poder que essa peça carrega. 


  • Lembram do que eu falei ali em cima sobre os tecidos mais nobres? Para calças o tecido em linho é maravilhoso, fresco, chique e democrático. A ideia dos looks são bem parecidas, mas ficaria ótimo com sapatilha, camisa e colar.

                        



  • Ok Camis, mas e looks com sapatilha, cadê? Também temos minha gente <3


  • E se o ambiente pedir aquele terninho diário com salto e tudo, como faz Camis? Você pode trocar o clássico pretinho por um cinza chumbo, azul marinho, bege, azul claro, rosê, vinho e optar por saltos que fujam do clássico preto também. ;)






Lembre-se, o look de trabalho precisa passar a informação correta da sua imagem, que você se importa em estar ali e principalmente, que você está disposto a se adaptar as necessidades da empresa. Por isso, faça uma pesquisa sobre o local, as pessoas, a cultura dela e mantenha o conforto em primeiro lugar. 


  • Se por acaso ao final dessa analise toda, você perceber que vai precisar de um salto durante todo o horário de trabalho, carregue um sapato mais baixo até chegar ao seu destino, vai valer a pena.


Espero que tenham gostado das dicas, qualquer coisa estou aqui.

Bjks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário